sexta-feira, novembro 04, 2011

Tem livro infantil novo indo para o prelo...

O Menino Que Transformava o Errado em Certo
             Foi numa tarde ensolarada que tudo ocorreu.
As crianças da Rua Lungf estavam alvoroçadas pulando amarelinha nas calçadas. Suavam tanto que até pingava no chão. Era o calor, que naquele dia estava demais.
Foi quando Laurinho começou a caçoar de seu amigo Cairo.
- Nossa cara, você está fedendo mesmo, heim?
E quase todas as crianças caíram na gargalhada, menos uma, que ficou séria na mesma hora.
E Laurinho continuou a caçoar.
- Seu negrinho fedido, sai pra lá. Senão não vou agüentar e vou começar a espirrar.
Cairo, sem graça, chorando saiu correndo pra longe, partiu.
Foi quando Orlando sério, falou:
- Que horror! Vocês deviam se envergonhar de uma coisa dessas. Isso que fizeram é racismo, preconceito. Em um mundo moderno como o nosso, onde a Lei Áurea comemora seu aniversário, vocês estão atrasados e cafonas. A cor da pele não importa e o cheiro temos todos nós, se não tivermos a devida higiene com nosso corpo.
Sr. Antônio, ouvindo Orlando chamar a atenção das crianças, entrou na conversa e disse:
- Parabéns, Orlando, o racismo está ultrapassado. É coisa de gente atrasada e você demonstrou ser sábio e inteligente. Continue assim. Já vou indo, tchau para todos e juízo meninos.
As crianças envergonhadas abaixaram as cabeças e foram embora.

sábado, fevereiro 19, 2011

Ubatuba, Beleza Acolhedora

De tanto ouvir falar, um dia cheguei em Ubatuba, lugar apaixonante! Praias lindas, um povo acolhedor, cachoeiras mágicas e estonteantes.
A Praia Grande, uma praia excelente para caminhadas ou para a criançada jogar bola ou nadar.E lá resolvi um imóvel comprar. Toda feliz, comprei um pequeno apartamento para de vez em quando descansar.
Na primeira caminhada que fiz, já me assustei. Me lembrei da cidade de Santos, quando milhares de pessoas deixavam seus lixos nas praias.
Em Ubatuba, sem quiosques, sem garis, sem a devida educação do povo frequentador e sem lixeiras, o mesmo está acontecendo.
Aquela linda praia cheia de lixo.Tanto, que não aguentei e resolvi falar, gritar e espernear, se preciso for.
E no futuro todos nós lamentaremos.
À população que frequenta as praias de Ubatuba, principalmente a Praia Grande, fica aqui expresso o meu pedido: carreguem seus lixos para o lixo!
Ao Sr. Prefeito de Ubatuba, providencia a instalação de lixeiras nas praias e nos seus arredores, para que se possa colocar o lixo, além de colocar garis nas ruas, já que esse serviço faz tanta falta.
Juntos, preservaremos esse paraíso ecológico. O que, aliás, é nosso dever e obrigação quanto à preservação do nosso planeta lindo e acolhedor!
Abraços,
Angélica